Livraria Lello & Irmão



Ernesto Chardron

    A Livraria Lello era inicialmente denominada de Livraria Internacional de Ernesto Chardron, foi fundada em 1869, pelo ilustre editor francês Ernesto Chardron, na Rua dos Clérigos, no Porto. Esta, era uma livraria e editora bastante conhecida na época, mas após o falecimento de Ernesto Chardron, aos 45 anos, a livraria sofreu uma queda no mercado e foi posteriormente comprada pela firma francesa, Lugan & Genelion Sucessores. Mais tarde, em 1894, Mathieux Lugan vende a Livraria Chardron a José Pinto de Sousa Lello.




    José Pinto de Sousa Lello, um burguês apaixonado pela cultura, pelos livros e pela música, torna-se livreiro em 1881, quando abre a sua primeira livraria, em conjunto com o seu cunhado, na Rua do Almada, no Porto. Após a morte do cunhado, José Pinto de Sousa Lello forma uma sociedade com o seu irmão mais novo, António Lello, intitulada de José Pinto de Sousa Lello & Irmão. No entanto, no ano de 1919, o nome da sociedade muda para Lello & Irmão, LDA.



    Em 1894, após a aquisição da Livraria Chardron, os irmãos mantêm a livraria com a intenção de preservar o trabalho do influente editor, Ernesto Chardron, que publicou primeiras edições de escritores literários, extremamente sonantes do século XIX, tais com Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Frei Domingos Vieira, entre muitos outros...

    Devido ao amor e fascínio que os irmãos Lello nutriam pela cultura e leitura, estes não tardaram em mandar construir um novo edifício, que se destacaria no Centro Histórico do Porto. Este edifício, fundado a 13 de Janeiro de 1906 e projectado por Francisco Xavier Esteves, pode ser ainda hoje apreciado, na Rua das Carmelitas, no Porto.


    A Livraria Lello, à primeira vista, faz-se notar pela linda fachada, que respeita a Arte Nova do século XX, tendo também alguns leves apontamentos do Neogótico. Esta apresenta um arco de grandes dimensões, com uma entrada central e duas vitrinas laterais, que nos permitem espreitar com alguma curiosidade o interior da bela livraria. Ainda na fachada podemos contemplar três janelas rectangulares ladeadas por duas figuras, que representam a Arte e a Ciência.


    No interior da maravilhosa livraria, deparamo-nos com uma bela e criativa decoração em gesso pintado com a intenção de imitar madeira, com uma colecção de bustos espalhados ao longo da sala, bustos estes que apelam ao reconhecimentos de importantes escritores, tais como Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga, Guerra Junqueiro...

    Podemos também maravilharmo-nos com a galeria no piso inferior, que se encontra repleta de livros e rodeada de armários envidraçados, que contêm livros bastante antigos, alguns da data em que a livraria foi fundada outros até, mais antigos. 


     Podemos ainda observar o tecto que se encontra elegantemente decorado, e ainda o glorioso vitral que ostenta o monograma e a divisa do espaço. Este subtil enfeite, "Decus in Labore", traduz a regra de ouro da casa Lello, sendo esta traduzida por "Dignidade no Trabalho".



    Não podemos esquecer as famosas escadarias, que serviram de inspiração a J.K.Rolling, no livro de Harry Potter e a Câmara dos Segredos. Estas majestosas escadas que nos guiam até ao primeiro piso estão detalhadamente ornamentadas e são a marca mais significativa da Livraria Lello.


    Agora, irei abordar o assunto de um modo pessoal.

    Após ter escolhido o Porto, como um ponto a visitar, logo planeei conhecer a Livraria Lello. Tendo em conta a minha geração, já que me encontro na faixa etária dos 20, fui guiada pelo meu fanatismo pela saga Harry Potter, e assim me aventurei pela cidade do Porto à descoberta desta mágica livraria.

   Devo dizer que a Livraria Lello ultrapassou as minhas expectativas, foi deveras uma agradável surpresa. Onde me deliciei com a beleza do espaço, que embora seja pequeno, seja gigante quanto à sua cultura e magia envolvente.


    A Livraria Lello, situada no Porto, é um ponto turístico que aconselho vivamente a visitar.

    Este é um ponto para recordar, fotografar e preservar!

Comentários

Mensagens populares